Planejamento Estratégico

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) deu início a um processo de revisão do seu "Planejamento Estratégico", através da elaboração de um novo plano. O plano a ser submetido a revisão — "Planejamento Estratégico 2019–2022" — se encontra disponível clicando aqui.

O planejamento estratégico é um trabalho realizado de tempos em tempos em organizações públicas e privadas que envolve a busca por respostas para questões como as seguintes:

Do ponto de vista da organização, qual seria o significado de “sucesso”?

Quais ações e decisões tomadas no passado na organização “deram certo” e quais “não deram”?

Quais são os desafios e quais são as oportunidades que provavelmente se apresentarão para a organização nos próximos anos?

O que precisa ser feito e quais caminhos devem ser seguidos para que a organização alcance aquilo que se espera?

Como se pode perceber, responder questões como essas — que dizem respeito à própria razão de ser da organização e ao seu futuro — não é, de modo algum, um empreendimento simples e requer o devido senso de responsabilidade das pessoas e dos demais atores envolvidos.

Entretanto, a esse respeito, cabe destacar que as pesquisas relacionadas ao assunto dispõem sobre uma série de métodos, conceitos e ferramentas, que possibilitam às organizações abordar essas questões (isto é, realizar o seu planejamento estratégico) de uma forma mais estruturada e confiável.

O planejamento estratégico da Fucam se encontra sob a coordenação e a responsabilidade técnica da Assessoria Estratégica (Aest). O processo se encontra dividido em etapas e o seu andamento pode ser acompanhado através do infográfico a seguir:

Roteiro | Planejamento Estratégico da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam)

Etapa 1: Discussão, desenvolvimento e acordo preliminar com relação à metodologia e aos passos a serem seguidos ao longo do processo

Etapa 2: Identificação e exame das exigências formais e informais referentes à atuação e à existência da Fundação

Etapa 3: Discussão e revisão acerca do propósito (ou da missão) da organização

Etapa 4: Pesquisa e exame acerca das características e da evolução do ambiente externo e do ambiente interno da organização

Etapa 5: Identificação e exame das questões de caráter estratégico

Etapa 6: Formulação das estratégias a serem adotadas

Etapa 7: Redação, revisão, aprovação e lançamento do plano estratégico

Informações importantes:

  • Ao longo do processo de planejamento estratégico, a Fucam irá entrar em contato com os atores que estão, de algum modo, envolvidos com a sua existência e atuação — beneficiários dos projetos e atividades, agentes públicos em exercício em todas as unidades da Fundação, órgãos e entidades públicos etc. — para tratar de questões gerais e específicas relativas ao planejamento estratégico. Nesse sentido, a Fucam solicita a essas pessoas, grupos e organizações, a gentileza de aguardar esse contato, que se dará em momento oportuno e de forma personalizada, conforme as particularidades de cada um desses atores. Independentemente disso, em caso de dúvidas, sugestões, necessidades de agendamento de reuniões e de outras demandas relacionadas ao planejamento estratégico, a Fundação se encontra disponível por meio de sua Assessoria Estratégica, através do endereço eletrônico: <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
  • A lista acima não faz menção às etapas de implementação e de revisão do planejamento estratégico. No entanto, o próprio processo de planejamento estratégico prevê a realização de discussões e de definições com relação aos termos dessas etapas.

Outra questão a ser realçada diz respeito à própria ordem em que estão dispostas as etapas listadas acima. Ainda que a previsão seja de que essas etapas ocorram de modo sucessivo, na prática e em certas ocasiões, faz-se necessária a revisão daquilo que já havia sido estabelecido em uma etapa anterior para que, somente então, seja possível dar seguimento ao processo. Por exemplo, para que se possa decidir sobre a adoção de uma determinada estratégia pode ser necessário o aprofundamento de pesquisas sobre questões específicas já submetidas a investigação anteriormente. Muito embora essas revisões demandem um tempo adicional de trabalho, elas possibilitarão à Fundação progredir, com um nível mais adequado de certeza e segurança, diante das incertezas e da complexidade dos cenários futuros nos quais ela irá atuar.