Programa Educação para Autonomia

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA

Desde sua criação, a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) tem pautado suas ações em busca da inclusão dos segmentos mais vulneráveis da sociedade em políticas públicas de qualidade. Tendo como objetivo central “reduzir a vulnerabilidade promovendo a trajetória para a autonomia” (PMDI 2019-2030), a Fucam elaborou o PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA como principal instrumento de execução das políticas públicas de sua competência, o qual estrutura-se a partir da oferta articulada de dois grupos de ações: educacionais e socioprodutivas.

imagem

Para auxiliar o cidadão a de fato alcançar a autonomia, é fundamental que haja um consórcio entre as políticas de trabalho, emprego e renda e de educação. Diversos estudos apontam a correlação entre o nível de renda e o nível de escolaridade da população. Outrossim, há um efeito direto da escolaridade na empregabilidade, inclusive no aspecto relacionado à capacidade de manutenção do trabalho por períodos mais longos. Assim, as ações educacionais a serem ofertadas devem considerar, além da qualificação profissional, a educação básica, visando elevação da escolaridade.

Busca-se, por meio do Educação para Autonomia, aprimorar as condições para que os cidadãos transitem de uma situação de vulnerabilidade para autonomia social por meio de ações inovadoras que envolvam a elevação da escolaridade, a qualificação técnica, o empreendedorismo, o acesso ao mundo do trabalho e a geração de oportunidades.

O programa tem como diferencial a valorização do conhecimento e das capacidades de cada indivíduo, a geração de oportunidades a partir da realidade local, o uso de metodologias que apliquem saberes disciplinares a diferentes situações e contextos, considerando valores e intenções dos próprios projetos pessoais, profissionais ou sociais, com vistas a promover a elevação de escolaridade e a fortalecer princípios de empreendedorismo, cidadania, autonomia e iniciativa.

Para acompanhar as ações ofertadas no âmbito do programa, acesse:

Ações Educacionais
Ações Socioprodutivas