Ações Educacionais

Ações Educacionais

 

Trazem o foco para uma construção realizada por meio de uma pedagogia ativa, criativa, dinâmica, apoiada na descoberta, na investigação, na prática e no diálogo constante. E é na percepção desses aspectos, que a Educação se abre para a FUCAM, onde o fazer educacional se revela, e tem por objeto o reconhecimento da existência de novos espaços e formas de conhecimento.

Considerando as especificidades de cada região atendida, as ações educacionais buscarão o desenvolvimento pleno das atividades onde estão os Centros Educacionais da Fucam, contribuindo com o processo de desenvolvimento integral e a autonomia das pessoas. Referente a elas, foram desenvolvidas as seguintes iniciativas:

Assunção da Gestão de Escolas Estaduais pela Fucam

No ano de 2022 a FUCAM avançou nas tratativas e procedimentos para assumir a coordenação e manutenção de oito escolas as quais são:

  1. Professora Marieta Amorim Vieira, no Município de Buritizeiro;
  2. Santa Tereza, no Município de Esmeraldas; 
  3. Caio Martins, no Município de Januária;
  4. Coronel Almeida, no Município de Juvenília;
  5. Núcleo Colonial Vale do Urucuia, no Município de Riachinho;
  6. Dr. Tarcísio Generoso, no Município de São Francisco;
  7. Dom Joaquim Silvério de Souza, no Município de Diamantina;
  8. Jerônimo Pontello, no Município de Couto Magalhães de Minas.

Essa iniciativa foi motivada, considerando que na década de 90, quando a vinculação da FUCAM deixou de ser à Secretaria de Estado de Educação - SEE, suas escolas foram transferidas para a SEE, mas permaneceram fisicamente nos centros educacionais da Fundação. E, também, no cumprimento das diretrizes do atual Governo, de janeiro de 2019, em que o corpo dirigente da Fundação Educacional Caio Martins iniciou um processo de redirecionamento estratégico da Instituição.

Em maio de 2019, por meio da Lei 23.304/2019, que estabelece a estrutura orgânica do Poder Executivo do Estado, a Fucam voltou a ser vinculada à SEE. No novo Estatuto, Decreto n.º 47.880, de 09 de março de 2020, foi formalizado, conforme citado acima, o  redirecionamento estratégico e a Fundação passou a ter competências bem definidas na área educacional:

Art. 2º – A Fucam tem como competência desenvolver ações educacionais, sociais e produtivas, especialmente para populações do campo em situação de vulnerabilidade social, objetivando potencializar o desenvolvimento humano, educacional, social e econômico, com atribuições de:
I – Implementar políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento integral da população do campo nas áreas de educação, trabalho, emprego e renda, agricultura familiar e desenvolvimento local, de forma intersetorial;
II – Instituir e manter cursos e atividades para a formação, qualificação profissional, elevação da escolaridade e outras ações educacionais que desenvolvam autonomia, atitudes empreendedoras e inclusão social e produtiva da população do campo, considerando as vocações regionais e necessidades do mundo do trabalho; 

Portanto, possibilitando à Fucam a realização das seguintes ações:

  • Ofertar a educação básica, seguindo as orientações e parâmetros da política pública estadual de educação, tendo como norteadoras de suas ações pedagógicas, os princípios éticos, políticos e estéticos.
  • Promover a execução e gerenciamento de ações de educação profissional para jovens e adultos, por meio de cursos técnicos, cursos de formação inicial e continuada FIC/Pronatec, visando o desenvolvimento humano, inclusão social e produtiva. 
  • Promover a oferta da Educação de Jovens e Adultos, com metodologias pedagógicas contemplando todas as dimensões formativas dos estudantes que propiciem a elevação de escolaridade de pessoas que não possuem idade escolar. 
  • Promover a elevação da escolaridade, visando à quebra do ciclo geracional de pobreza e o alcance de autonomia pelas pessoas.
  • Ampliar tempos, espaços e ofertas de atividades diversificadas, contemplando todas as dimensões formativas dos estudantes por meio de atividades educacionais integradas ao Centro Educacional da Fundação onde a escola está localizada.
  • Reduzir progressivamente as taxas de evasão escolar.

Assim, no ano de 2022, a Fucam e a SEE deram andamento à pauta de organização e regulação da transferência da gestão das oito escolas, com seus 2.137 alunos matriculados,no qual a Fundação passou a assumir a coordenação e a manutenção dessas escolas estaduais.

Porém, existem ainda trâmites a serem concluídos para a transferência total da gestão das escolas para a Fucam, como a disponibilização dos sistemas utilizados, o que faz com que uma parte da gestão ainda dependa da Secretaria de Estado de Educação.

Educação Técnica e Profissional

As ofertas de formação técnica e profissional com curso FIC e técnicos, alinhados às demandas locais, incorporando também ofertas de cursos livres, formam trabalhadores qualificados e com competências gerais e específicas, atendendo à necessidade do mundo do trabalho, contribuindo para a qualificação profissional, a produção eficiente e sustentável e para o pleno exercício da cidadania.

Em 2022 foram executados cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnicos, totalizando 692 atendimentos.

Oficina de Música

Consiste na oferta de aulas de canto e instrumentos variados, valorizando a arte musical e herança cultural de cada região. Visa desenvolver a criatividade, o trabalho solidário, o senso de coletividade e de pertencimento ao lugar vivente, sendo instrumento de inclusão e participação social. Em 2022 foram realizadas oficinas de músicas nos Centros Educacionais de Buritizeiro, Esmeraldas, Januária, Juvenília e São Francisco, atendendo o total de 627 alunos. d) Oficina de

Práticas Esportivas e Cidadania

A Oficina de Prática Esportiva e Cidadania tem por objetivo proporcionar aos jovens todos os benefícios que o esporte possui, como a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer. Em 2022 a oficina foi realizada nos Centros Educacionais de Buritizeiro, Esmeraldas, Januária, Juvenília, Riachinho e São Francisco, totalizando 640 atendimentos. e) Articulação e estabelecimento de parcerias para implementação do Programa Educação para Autonomia.

Para fortalecer as ofertas e projetos educacionais no ano de 2022 a Fucam visitou e estabeleceu diálogos com as seguintes Universidades: Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Universidade Estadual de Minas Gerais-Uemg, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS, Instituto Federal do Norte de Minas- IFNMG, entre outras instituições.

Algumas parcerias já estão em fases avançadas de negociação e as atividades decorrentes delas ficaram remetidas para o ano de 2023. Inclusive já foram assinados alguns protocolos de intenção com esses órgãos durante o ano de 2022 para colaboração mútua e entrega de projetos.

Ações Educacionais previstas para 2023 -parcerias diversas

A Fucam está buscando oficializar diversas parcerias com instituições públicas e privadas para oferta de cursos de curta duração que possam promover integração com a estrutura diversificada e flexível do novo ensino médio, oportunizando aos estudantes a construção de seu projeto de vida e desenvolvimento do protagonismo juvenil a partir da sua realidade local.

O objetivo é valorizar as características de cada região, reduzindo estigmas sociais relativos à realidade campesina e locais de vulnerabilidade, aumentando o senso de pertencimento e o desejo de permanência em seu meio.

PROJETO XADREZ - nas escolas Implementação de oficinas e clubes de xadrez nas escolas e Centros Educacionais para desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades cognitivas que auxiliam professores e estudantes a melhorar o raciocínio lógico e concentração, impactando diretamente na aprendizagem dos estudantes.

QUALIFICA + O projeto tem por objetivo qualificar e preparar a população das comunidades atendidas pela FUCAM para a vida produtiva e social, atendendo à demanda de empregabilidade local por meio de cursos de curta duração e rápida inserção no mercado de trabalho. Exemplos de cursos a serem ofertados: Captação de água da chuva para aproveitamento doméstico e produtivo; Promoção de Energia Solar com recursos recicláveis; Padeiro; Barbeiro; Manicure; entre outros. Combate ao anlfabetismo com a oferta de cursos de alfabetização da população jovem e adulta das comunidades atendidas por meio de metodologia de ensino que dialoga com as práticas produtivas ofertadas pela Fucam.

REDE DE ACOLHIMENTO ESCOLAR - Promoção de ciclo de atividades, voltadas aos profissionais das escolas e dos estudantes, que visam tanto o acolhimento quanto o ensino do gerenciamento das emoções.

PUBLICAÇÃO EDUCACIONAL -  A publicação de um periódico educacional objetiva compartilhar as boas práticas das escolas e Centros Educacionais da Fundação, promovendo aprimoramento profissional, oportunizando a integração entre estudantes e profissionais de regiões variadas e fomentando a inovação entre as unidades Fucam. O periódico selecionará artigos escritos por servidores, estudantes e comunidade escolar, criando meios para a veiculação de suas experiências e saberes, contribuindo para o engrandecimento da educação pública estadual por intermédio do constante compartilhamento de boas práticas.

REFORÇO ESCOLAR - Oferta de reforço escolar de acordo com a demanda específica da instituição, visando a recomposição do aprendizado e a maximização do potencial de cada estudante. As vagas oferecidas variam de acordo com análise do desempenho dos estudantes de cada escola no que tange às notas bimestrais, proficiência em avaliações externas e progressões parciais. O reforço escolar oportuniza aos estudantes ter aulas extras em componentes curriculares de acordo com sua necessidade, suporte e acompanhamento pedagógico para realização de tarefas escolares e ensino de gestão e organização de seu tempo de estudo, além de reforço para consolidação de alfabetização para aqueles que ainda precisam se recompor das perdas deixadas pelo período de estudos remotos.

CARDÁPIO DE PROJETOS

 Buscando atender às demandas e necessidades das comunidades atendidas, a Fucam oferece às suas escolas e Centros Educacionais um cardápio de projetos, que apresenta variadas opções de atividades extracurriculares para enriquecer a educação ofertada na instituição. Os projetos disponíveis favorecem a socialização, o desenvolvimento da cultura científica e a compreensão do mundo, respeitando os interesses e as potencialidades das unidades escolares.

  • Projeto de iniciação científica-  Mediados por um professor, estudantes de variadas etapas escolares são convidados a formular uma hipótese e a testá-la por meio do método científico. O projeto não demanda investimentos externos e fomenta a busca intrínseca do conhecimento, culminando na elaboração de um artigo científico e em possíveis apresentações dos resultados obtidos. O projeto de Iniciação Científica cria oportunidades para a movimentação da economia local, por meio da resolução de problemas da comunidade, e promove a longevidade dos estudos de seus participantes.
  • Hortas escolares -  A horta oferece muitas vantagens para a comunidade escolar por ser um laboratório vivo que proporciona diversas atividades didáticas onde o professor pode trabalhar de maneira interdisciplinar e explorar o espaço social de convivência e aprendizado comunitário. Corroborando com o que a BNCC traz como uma das dez competências gerais da educação básica: “valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, as ações relacionadas às hortas asseguram que o estudante e a escola resgatem a cultura alimentar dos brasileiros e, como consequência, estilos de vida mais saudáveis. O projeto prevê a integração de ações entre Centros Educacionais e escolas estaduais, beneficiando tanto a comunidade local com os insumos produzidos quanto os estudantes com o desenvolvimento de habilidades escolares.
  • Fucarte -  Por meio da prática teatral, os participantes do projeto Fucarte exercitam sua oratória, criatividade, lógica, trabalho em grupo e capacidade de raciocínio. Com base na metodologia aclamada de Viola Spolin, os mediadores da oficina promovem um ambiente de expressão e experimentação com a cultura mineira e regional, fomentando a indústria cultural e atribuindo valor às práticas locais.