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 Parceria entre Fucam, Seapa, Emater e Epamig promove aprendizado em Fruticultura e Apicultura na região

 

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Em Riachinho, nos dias 23 e 24 de abril, uma atmosfera de aprendizado e perspectivas futuras envolveu a comunidade local durante as capacitações em Fruticultura e Apicultura. Promovidas pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), as iniciativas visam fortalecer o conhecimento e fomentar o desenvolvimento agrícola na região.

A capacitação em Fruticultura, realizada no dia 23 de abril, proporcionou um ambiente de troca de experiências e aprimoramento técnico numa atividade fundamental para o desenvolvimento econômico local. Rafaela Rezende da Silva, do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Núcleo Vale do Urucuia, expressou sua satisfação e apontou o que mais chamou sua atenção. "Foi a primeira vez que tive contato com a fruticultura de forma mais técnica. Foi espetacular. Achei muito interessante a parte em que eles explicaram sobre a polinização. É um curso super necessário e foi muito agradável", conta. Maria do Rosário Bueno Palma, beneficiária da capacitação, destacou a importância da parte prática. "Para mim, foi muito importante. O curso vai acrescentar muito no meu cultivo caseiro, e o conhecimento é sempre bem-vindo", afirma.

Um dos tópicos mais importantes da capacitação em Fruticultura é a utilização das técnicas corretas para a condução eficaz da atividade. É o que explica José Felicíssimo, extensionista Agropecuário da Emater de Riachinho. “Ficamos satisfeitos pela mobilização dos alunos e produtores para participar, porque é muito importante que eles aprendam a técnica correta de plantio, de manejo de pomar, de hortaliças, de todas as culturas frutíferas. É fundamental o produtor já ter absorvido um pouco de cada etapa para conduzir o seu pomar na lavoura aqui da Fundação Caio Martins”, diz. A importância nutritiva das frutas também é um ponto de destaque na capacitação, como explica o Coordenador Técnico Regional da Emater de Unaí, Álvaro de Moura Goulart. “O tema é muito importante justamente porque a fruta é um alimento saudável, que entra na nossa alimentação como produção de minerais e fibras, além de ser uma alternativa interessante de renda para esses produtores”, destaca.

No dia seguinte, foi a vez da capacitação em Apicultura, que possui importância fundamental para a comunidade e para a agricultura familiar, além de ser extremamente benéfica para o meio-ambiente. É o que afirma o assessor técnico da Seapa, Samuel de Melo Goulart, sobre a capacitação. “A atividade de apicultura é complementar às outras já desenvolvidas na propriedade. O apicultor vai ter um aumento na sua produção. Além disso, é uma atividade essencialmente ambiental, preservadora do meio ambiente. Todo o projeto de preservação ambiental deve começar pela apicultura, pois sem as abelhas não há sentido em falar em preservação ambiental”, indaga. 

A capacitação despertou o interesse e entusiasmo dos alunos e da comunidade atendida pelo Centro Educacional de Riachinho. Márcio Almeida de Sá, beneficiário do projeto de apicultura da Fucam, ressaltou a importância do aprendizado contínuo. "A capacitação é de suma importância. A cada dia que passa eu estou aprendendo novas técnicas", diz. Maxuel Muniz Pio, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Núcleo Vale do Urucuia, compartilhou sobre o aumento de seu interesse pelas abelhas após a capacitação. "Tenho interesse na apicultura, inclusive comecei a criar abelhas. Aprendi coisas que eu não sabia, como por exemplo sobre o funcionamento dos equipamentos”, conta. 

Neiri Jean Alves dos Santos, Coordenador do Centro Educacional do município, explica sobre o projeto contínuo da Fundação com a apicultura. “Hoje, no Centro Educacional de Riachinho, nós temos um projeto de apicultura que beneficia diretamente 12 famílias. Essas famílias obtêm equipamentos e materiais apícolas para montar o apiário na área da Fundação. Todos os produtos desse apiário são recursos de renda para os beneficiários”, explica.

A parceria entre Fucam, Seapa, Emater e Epamig tem sido extremamente benéfica para as comunidades atendidas nos últimos anos. João Denilson de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, reafirma o compromisso das entidades envolvidas em trazer inovações e conhecimento às famílias do campo. “Nesse trabalho conjunto, nós buscamos viabilizar a execução de capacitações para jovens rurais em atividades agropecuárias, para o conhecimento de tecnologias e inovações no setor de agronegócio e da agricultura familiar, para que possamos, no futuro, ter uma sucessão rural mais viável no ponto de vista econômico e mais viável no ponto de vista social para o nosso estado”, diz. 

Essas iniciativas reafirmam o compromisso da Fucam com o desenvolvimento rural sustentável e a promoção do crescimento econômico e social das comunidades atendidas. Com a parceria entre instituições públicas e privadas, Riachinho abre caminho para um futuro próspero e promissor no setor agrícola, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento para os jovens agricultores da região.

Fundação Educacional Caio Martins traz gama diversificada de oportunidades educacionais para os estudantes dos municípios atendidos

 

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A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) está expandindo sua oferta de oficinas a partir do mês de maio, visando ampliar as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os estudantes dos municípios atendidos. Anteriormente, a Fucam oferecia oficinas de música e práticas esportivas, e no ano passado, foram incluídas oficinas de saúde e bem-estar, fanfarra e danças folclóricas que atendem o Centro Educacional de Riachinho. Agora, a partir de maio, novas oficinas serão incorporadas ao programa.

As novas oficinas incluem, além da música, práticas esportivas, saúde e bem-estar, fanfarra e danças folclóricas, práticas voltadas para artes marciais, conversação em língua inglesa, acompanhamento pedagógico, agricultura, espaço seguro (voltada para a promoção de debates relacionados à saúde emocional) e artesanato. Essa ampliação reflete o compromisso da Fucam em proporcionar uma educação integral e diversificada, preparando os estudantes para os desafios do futuro.

Roberta Moreira, diretora de Ações Educacionais, Sociais e Produtivas da Fundação, discorre sobre a importância de valorizar a diversidade, a inclusão, a educação e a geração de renda com a ampliação das oficinas. “Expandir as oficinas, capacitações e cursos é uma forma de garantir que a comunidade atendida pela Fucam tenha acesso a uma formação de qualidade, ampliando suas perspectivas de crescimento pessoal e profissional.”, diz.

Os centros educacionais e escolas  vinculados à Fucam receberão um conjunto específico de oficinas, adaptadas às necessidades e interesses da comunidade local. Por exemplo, o Centro Educacional de Buritizeiro terá turmas de dança, artes marciais e artesanato, enquanto o Centro Educacional de Januária oferecerá práticas esportivas, saúde e bem-estar, música e conversação em língua inglesa. As escolas geridas pela Fundação também receberão o benefício de acordo com a demanda. Por exemplo, a Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, em Conselheiro Mata, terá quatro turmas de agricultura e quatro turmas de acompanhamento pedagógico, enquanto a Escola Estadual Jerônimo Pontello, em Couto de Magalhães, terá três turmas de artes marciais e uma turma de saúde e bem estar, que também será aberta para os professores da escola participarem.

A gerente de Ações Educacionais da Fucam, Esther Barbosa, explica como foram feitas as análises para a distribuição dos cursos nos municípios. “A análise para levantamento de demanda, interesse e necessidade da população foi meticulosamente realizada junto aos coordenadores dos Centros Educacionais, reforçando nosso compromisso com as comunidades atendidas”, conta.

Odálio de Souza, coordenador do Centro Educacional de Juvenília, que receberá turmas de práticas esportivas, música e acompanhamento pedagógico, conta sobre a empolgação de proporcionar aos alunos e beneficiários novas oportunidades enriquecedoras, explorando o potencial de cada um deles. “Essa expansão reflete o compromisso da nossa instituição com o desenvolvimento integral de nossos estudantes. Juntos, continuaremos a construir um ambiente educacional vibrante e acolhedor, onde cada indivíduo possa florescer e crescer”, afirma. 

Para garantir uma distribuição equitativa das vagas, foram estabelecidos critérios de prioridade para matrícula dos interessados, levando em consideração a frequência escolar e a pertinência da oficina para o desenvolvimento educacional e social do estudante. Inicialmente, cada interessado poderá se matricular em apenas uma oficina, com a possibilidade de se inscrever em outras posteriormente, conforme a disponibilidade de vagas remanescentes.

Os estudantes participantes serão organizados em até quatro turmas, com quatro módulos ou aulas semanais, totalizando 200 horas ao longo de um ano e meio. Essa estrutura permitirá uma abordagem abrangente e aprofundada em cada área de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento integral dos participantes.

Durante o processo de implementação das novas oficinas, os professores desempenharão um papel fundamental na elaboração das propostas pedagógicas, garantindo a qualidade e a relevância dos conteúdos ministrados. A colaboração e o engajamento desses profissionais serão essenciais para o sucesso e a eficácia das oficinas ao longo do ano.

Roberta, diretora da Fucam, reitera o compromisso da instituição de oferecer recursos e suporte para que os beneficiários tenham acesso a uma educação de qualidade e estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. “Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento intelectual, social e econômico da comunidade, proporcionando ferramentas e oportunidades para que cada indivíduo possa alcançar seu pleno potencial. A Diretoria entende que essa expansão é mais do que uma simples ampliação de oferta, é um compromisso renovado com o bem-estar e o progresso de toda a comunidade”, completa.

A Fucam continua comprometida em oferecer uma educação de excelência, acessível e inclusiva, que promova o desenvolvimento pessoal e comunitário em todas as regiões atendidas. 

Fundação destaca importância da inclusão e promove campanha de conscientização

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No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data fundamental para destacar a importância da inclusão e da compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje, segundo a Organização Panamericana de Saúde (Opas), estima-se que uma em cada 160 crianças têm TEA. O dado reforça a necessidade de trabalhar em políticas e ações que tornem a educação ainda mais acessível. 

Uma das iniciativas da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) para promover a inclusão e manter a frequência dos estudantes é a criação de oficinas para atender os pais ou responsáveis pelos cursistas com deficiência. Entre os municípios atendidos pela Fucam, São Francisco se destaca pelo maior número de matrículas de estudantes com TEA, totalizando 12 jovens, por isso, a localidade foi escolhida como piloto para receber as novas oficinas, conforme explica o presidente da Fundação, Frederico Corrêa Lima. “Trabalhar pela inclusão e diversidade é um compromisso contínuo em nossas escolas e centros educacionais. O dia 2 de abril é uma oportunidade para reafirmarmos nosso comprometimento com a prestação de serviços educacionais que promovam a igualdade e o respeito à diversidade. Atualmente, a Fucam atende 32 cursistas  com deficiência, com 37% deles frequentando o Centro Educacional da Fundação em São Francisco, todos com Transtorno do Espectro Autista. Garantir a permanência e um espaço de aprendizagem adequado para esses cursistas é primordial, por isso estamos desenvolvendo, também, oficinas para os seus responsáveis, possibilitando que aproveitem com qualidade o tempo no centro educacional enquanto esperam seus filhos em nossas unidades. Sabemos que cuidar de quem cuida é uma proposta tão necessária quanto inovadora”, explica.

A criação das oficinas obedecerá algumas etapas a fim de garantir o sucesso de sua implementação. Serão realizadas reuniões com a coordenação da unidade e com os responsáveis pelos estudantes para entender seus interesses e motivações. As oficinas serão voltadas para a prática de artesanato, observado a cultura e a diversidade da localidade, mas também será complementada por palestras, acolhimento, rodas de conversas e outras atividades para dar suporte e empoderamento aos responsáveis pelos cursistas. 

Outra ação foco para a Fucam é a distribuição e a divulgação da importância do uso do cordão de girassol, uma identificação visual para deficiências ocultas, conforme explica a gerente de Ações Educacionais da Fundação, Esther Barbosa. “A distribuição dos cordões de girassol associada à divulgação do seu significado e importância nos auxilia a dar visibilidade para as pessoas com deficiência oculta e para as situações de suporte que eventualmente podem se fazer necessárias. Além disso, registra para toda a comunidade que a Fucam está aberta ao aprimoramento constante para receber, com qualidade, todos que quiserem e que puderem se beneficiar das nossas atividades”, afirma.

A criação das novas turmas de oficinas visa não apenas colaborar para a permanência dos cursistas com TEA na Fundação, mas também oferecer uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional para suas mães. Por meio dessas atividades, busca-se fortalecer os laços familiares, promover a inclusão e contribuir para a melhorar qualidade de vida de estudantes como o jovem Luiz Fabiano Neves Elias, cursista da oficina de música. “Meu professor é muito gentil, eu amo meus colegas, gosto muito da aula de violão e vou continuar nela”, conta. 

Para a mãe de Luiz Fabiano, Ana Paula Rosa Neves, as oficinas ofertadas pela Fucam contribuem muito para o desenvolvimento das crianças com deficiência. “Essas oficinas são importantes para nossas crianças diante da inclusão, pois oferecem uma atenção diferenciada para os alunos”, destaca. Ana Paula também lembra a relevância da criação de oficinas para os pais. Segundo ela, as práticas podem ajudá-los a sentir que seus filhos foram inseridos na sociedade. 

Sabrina Mendonça, Coordenadora do Centro Educacional de São Francisco comemorou a criação das oficinas para as mães. Segundo ela, em 2024, a procura de vagas para crianças com deficiência superou as expectativas. “Esse acolhimento está sendo muito importante para essas crianças. Hoje trabalhamos junto com a equipe pedagógica da Fucam para escrever um novo capítulo para essas oficinas que são de muita importância para esses jovens”, comenta.  

A Fucam reitera seu compromisso com a inclusão e a valorização das diferenças, reafirmando que cada estudante, independentemente de suas necessidades, é parte fundamental da comunidade escolar, contribuindo para a conscientização e construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que se caracteriza por um conjunto de padrões de comportamento atípicos, incluindo déficits na comunicação, interação social e manifestações comportamentais repetitivas. Esses sinais podem ser observados nos primeiros meses de vida da criança, sendo o diagnóstico geralmente estabelecido entre os 2 e 3 anos de idade.

 A identificação precoce de atrasos no desenvolvimento e o encaminhamento para intervenções comportamentais e educacionais podem melhorar significativamente os resultados a longo prazo para indivíduos com TEA. A estimulação precoce é fundamental para promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, aproveitando a neuroplasticidade cerebral nos primeiros anos de vida.

 O diagnóstico do TEA é realizado por profissionais de múltiplas especialidades, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. A intervenção precoce e o suporte de uma equipe multidisciplinar são essenciais para ajudar a criança a desenvolver habilidades de comunicação, interação social e estabilidade emocional.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O propósito da data é disseminar informações à população para diminuir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e a qualidade de vida.

Texto: David Santos e Kauê Miranda

 

 

Parceria entre Fucam, Emater, Epamig e Seapa promove oportunidades de desenvolvimento agrícola na região

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No norte de Minas, nas terras ricas e fartas banhadas pelas águas do Rio São Francisco, sementes de esperança e conhecimento foram plantadas em mais uma edição da ação de Apoio do Jovem Rural, que ofereceu capacitações teóricas e práticas para a comunidade são franciscana. 

Nos dias 10 e 11 de abril, São Francisco foi palco de uma importante iniciativa de capacitação promovida pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A ação “Apoio ao Jovem Rural”, reuniu 126 beneficiários  que tiveram a oportunidade de se capacitar em Fruticultura e Apicultura, duas atividades de grande relevância para o desenvolvimento agrícola da região.

A capacitação em Fruticultura foi conduzida com base em dados que evidenciam a importância do setor para o Norte de Minas e para o estado. Com a segunda maior produção de bananas do Brasil, a região destaca-se também pela atuação da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), que conta com cerca de 2,5 mil fruticultores em seu quadro. A disponibilidade de água, proveniente do Rio São Francisco e de projetos de irrigação como os Jaíba e Gorutuba, tem impulsionado ainda mais o desenvolvimento da fruticultura na região, gerando emprego, renda e promovendo o crescimento econômico local.

José Godrin, coordenador técnico regional da Emater, ressaltou o potencial da região para a fruticultura e a responsabilidade dos órgãos envolvidos no fomento da atividade na região. "São Francisco, assim como todo o Norte de Minas, tem um potencial muito grande. É necessário que as pessoas e instituições que tratam desse tema no estado tragam para eles essas oportunidades para que as demandas locais sejam atendidas”, informa.

A ação também serviu para que os alunos da E.E. Tarcisio Generoso, gerida pela Fucam em São Francisco, aprimorassem, ainda mais, seu aprendizado, atravessando as fronteiras da sala de aula. É o que explica Antônio Marcos, diretor da escola, que também esteve presente. “Trouxemos 40 alunos do ensino médio com a intenção de motivar e estimular a produção de frutas no município, aproveitando o seu potencial e demanda”, ressalta. Amanda Aparecida, estudante da escola, conta porque a capacitação chamou sua atenção. “A pessoa plantar e depois ter a oportunidade de colher deve ser muito gratificante. Penso que todos deveriam conhecer mais e praticar também“, diz. 

No segundo dia, a capacitação voltou-se para a Apicultura, destacando o potencial dessa atividade para a região e para o estado. Com 42 mil empregos diretos e indiretos gerados em Minas, a atividade apícola desempenha um papel fundamental na economia local, sendo Minas o quarto maior produtor de mel do Brasil e o principal produtor de própolis. Os benefícios do consumo de mel são variados, incluindo desde o fortalecimento das defesas do corpo até o tratamento da saúde gastrointestinal e a ansiedade.

Sabrina Mendonça, coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, destacou a importância de trazer informações e inovação para os apicultores da região: "Capacitações como essa são de suma importância para os apicultores da zona rural que não têm acesso aos grandes centros. São Francisco é banhada pelo rio São Francisco, tem uma vegetação peculiar de muita importância e de muito valor para os apicultores", comentou. 

Frederico Ozanan, assessor técnico da Seapa, enfatizou a qualidade e relevância mundial do mel que é produzido na região de São Francisco. “Dentro da apicultura nós temos um tipo de mel produzido a partir da flor da aroeira, que está sendo considerado como um dos principais em todo o mundo”, ressalta. A médica veterinária e professora do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, Ana Julia Resende, também comenta sobre o ambiente propício para a produção do mel e o que deve ser feito para reforçar a atividade na região. “É preciso união, dedicação e um trabalho correto. A abelha te devolve o que você oferece. É um animal que ajuda na sustentabilidade, então através de um bom trabalho você terá um mel de qualidade”, completa. 

A parceria entre Fucam, Seapa, Emater e Epamig tem sido extremamente benéfica para as comunidades atendidas nos últimos anos. A diretora de Agricultura Familiar da Seapa, Fabricia Ferraz, explica os motivos deste sucesso. “Vemos o resultado no envolvimento dos jovens e da comunidade durante as capacitações. Para a Secretaria do Estado, tem sido de grande relevância este envolvimento, que está sendo um sucesso e que será ainda mais”, afirma.

Com a ação “Apoio ao Jovem Rural”, a Fucam reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e oferece oportunidades de crescimento para os jovens agricultores de São Francisco. A parceria entre as instituições promove não apenas a capacitação, mas também fortalece os laços comunitários e contribui para o desenvolvimento econômico da região.

Ação Apoio ao Jovem Rural visa fortalecer a produção agrícola e oferecer oportunidades de capacitação teórica e prática para jovens de municípios atendidos pela Fundação

 

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A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), promoveu nos dias 20 e 21 de março, no Centro Educacional de Buritizeiro, capacitações em fruticultura e apicultura. O evento faz parte da ação Apoio ao Jovem Rural, que visa oferecer oportunidades de capacitação teórica e prática para jovens dos municípios atendidos pela Fundação.

A abertura das atividades ocorreu no primeiro dia com a Capacitação em Fruticultura. Thales Domingos, funcionário da Emater, conduziu a apresentação do Fórum de Desenvolvimento Territorial de Fruticultura (FDT), destacando a importância de fortalecer essa atividade na região. “Neste momento foi escolhida a atividade da fruticultura porque existem algumas dificuldades em termos de infraestrutura. É necessário fortalecer essa atividade na nossa região", destacou Thales.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras sobre os Princípios da Fruticultura, realizadas pela Emater, e a parte prática incluiu a apresentação de técnicas da atividade, proporcionando uma experiência enriquecedora. Gustavo de Souza, aluno do curso técnico de agronegócio, destacou os ensinamentos aprendidos e a relevância da atividade prática: "Aprendemos sobre terreno, adubo, correção de solo, fertilizantes e sobre as frutas. A parte mais interessante do curso foi a prática", disse.

A Capacitação em Fruticultura em Buritizeiro representa uma iniciativa importante para fortalecer a produção agrícola na região. É o que garante Carlos Alberto, engenheiro agrônomo da Emater em Buritizeiro, que ressalta a importância do evento para incentivar a produção de frutos. "Hoje foi especial porque o pessoal aprendeu sobre a atividade e plantou várias frutas que ficarão no pomar da Fucam. É um legado deixado", afirmou.

Já no segundo dia, os alunos participaram da Capacitação em Apicultura, iniciando com a fala da Seapa sobre o Cenário e Panorama da Apicultura em Minas Gerais. A parte prática do evento envolveu a apresentação de produtos das abelhas, equipamentos de proteção individual e manejo, proporcionando, aos participantes, uma imersão nos cuidados e técnicas necessárias para a atividade apícola.

A apicultura é uma atividade que vem crescendo muito no estado de Minas Gerais. É o que afirma Federico Ozanam, assessor técnico da Seapa. “A apicultura mineira hoje destina algo em torno de 40 mil empregos, somos mais de 7 mil apicultores no Estado, somos o quarto maior produtor de mel do Brasil.”, diz. Também da Seapa, a diretora de agricultura familiar Fabricia Ferraz, comenta sobre a importância de levar, aos jovens do campo, novas tecnologias e ressalta o sucesso da parceria entre Fucam, Seapa, Epamig e Emater. “Essa parceria tem dado bons frutos a cada evento que realizamos. Percebemos a motivação dos participantes, que comparecem em grande número. Está sendo muito efetivo.”, completa.

Ana Julia, veterinária e pesquisadora do Epamig, destacou a importância da apicultura para a sustentabilidade e exaltou o município de Buritizeiro. “A biodiversidade dessa região oferece tudo para a abelha: o clima, a água e a mão de obra”, afirma. Antônio Rodrigues, presidente da Associação dos Apicultores de Cachoeira de Teobaldo (AAPICATE), enfatizou a renda gerada pela atividade e a constante necessidade de aprendizado dos apicultores. Os alunos, como Juan, do curso de agroecologia da E.E. Professora Marieta Amorim Vieira, instituição gerida pela Fucam em Buritizeiro,  expressaram seu entusiasmo em aprender sobre a sustentabilidade da apicultura e o manejo das colmeias. “Eu não sabia o que havia nas colmeias, não sabia os nomes, mas graças a essa palestra de apicultura, conheci mais sobre as abelhas, o que elas fazem, como elas produzem e a forma de acalmá-las”, ressalta.

Com essas capacitações, a Fucam reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento rural sustentável e oferecer oportunidades de crescimento para jovens agricultores. As iniciativas não apenas capacitam os participantes, mas também fortalecem os laços comunitários e consolidam o compromisso da Fundação em contribuir para o desenvolvimento das regiões atendidas.